Centro-Oeste
IA na saúde mental: plataforma grátis ajuda pacientes no Distrito Federal
Com apenas um toque na tela do celular ou do computador, pessoas que necessitam de apoio em questões relacionadas à saúde mental podem acessar um auxílio gratuito. O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o Serviço de Assistência em Saúde Mental por meio de Inteligência Artificial (SAMia) na terça-feira (9/12).
Essa plataforma digital oferece serviços de acolhimento, avaliação inicial e encaminhamento para cuidados de saúde mental. Indivíduos em situação de crise também podem ser atendidos por meio dessa nova ferramenta. O sistema emprega Inteligência Artificial (IA) para identificar sinais de ansiedade, depressão, sofrimento psíquico, pensamentos suicidas e outras condições.
Segundo a Secretaria de Saúde, com base no diagnóstico, o usuário recebe orientações personalizadas, incluindo a indicação do serviço mais adequado. Além disso, a SAMia apoia mulheres vítimas de violência doméstica, fornecendo informações sobre direitos, canais para denúncias e locais para atendimento.
A SAMia não substitui o acompanhamento médico, psiquiátrico ou psicológico profissional, mas funciona como um suporte para acolhimento e encaminhamento para tratamentos. O serviço público é gratuito e pode ser utilizado pelo próprio paciente ou por terceiros.
A plataforma disponibiliza cinco tipos de atendimento:
- Fazer uma Avaliação — diagnóstico e recomendação de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
- Só quero conversar — espaço para o paciente expressar seus sentimentos.
- Jornada da Felicidade — sequência de atividades diárias voltadas ao bem-estar.
- Exercícios de respiração e relaxamento — técnicas para diminuir a ansiedade e lidar melhor com o estresse.
- Preciso de ajuda urgente — canal para emergências.
Além de atender a população, a ferramenta gera dados estatísticos para ajudar a Secretaria de Saúde na gestão e planejamento dos serviços. Conforme informado pelo governo, o sistema protege a privacidade dos usuários, não armazenando informações pessoais, e está em conformidade com a Lei Distrital nº 37.844/2016 e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A SAMia é gratuita e pode ser acessada no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A plataforma utiliza escalas de saúde mental reconhecidas e públicas. Após responder a um questionário, o usuário recebe uma análise automática do seu estado.
Com base nos dados coletados, a plataforma realiza a triagem, avalia os riscos e sugere a melhor opção de atendimento em saúde mental, como Centros de Atenção Psicossocial, ambulatórios especializados, hospitais ou serviços de apoio psicossocial.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login