Economia
Ibama agenda reunião para discutir perfuração na Margem Equatorial

Magda Chambriard, presidente da Petrobras, informou que o Ibama marcou uma reunião para o dia 16 de outubro para avaliar o pedido de perfuração do primeiro poço na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. Ela ressaltou que a solicitação foi feita nesta terça-feira.
— Eu esperava que a licença já estivesse concedida. A principal preocupação é o dia 21, que é o prazo máximo do contrato da sonda. Se não iniciarmos a perfuração até essa data, a sonda pode ser retirada e caso uma nova sonda seja contratada futuramente, todo o processo de autorização precisará ser refeito — explicou Magda em evento na Firjan.
O Ibama solicitou uma reunião para tratar do assunto.
— Espero que no próprio dia 16 tenhamos tudo aprovado para começar a perfuração. A sonda já está posicionada e pronta para iniciar os trabalhos.
Magda destacou que os custos diários da sonda chegam a R$ 4,2 milhões, incluindo operação e manutenção. Em 24 de setembro, o Ibama pediu mais esclarecimentos para liberar a licença após a aprovação da Avaliação Pré-Operacional (APO), questionando divergências no posicionamento das embarcações em relação ao estudo inicial.
— Fomos surpreendidos com esse primeiro pedido de ajustes após a APO, e isso pode se repetir — afirmou Magda após a cerimônia na Firjan, falando sobre o pedido adicional do Ibama.
Ela também enfatizou o amplo papel do Ibama.
— O Ibama supervisiona várias áreas, como petróleo, mineração, energia elétrica e meio ambiente. O órgão tem um alcance vasto e, assim como a Petrobras, precisa focar nas prioridades. Estamos concentrando esforços no que é essencial e deixando o restante para depois.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login