Conecte Conosco

Centro-Oeste

Ibaneis autoriza estudos para metrô em Gama e Santa Maria

Publicado

em

O governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou na manhã desta sexta-feira (19/9) o início dos estudos técnicos e ambientais necessários para viabilizar a Linha 2 do Metrô-DF, que atenderá as regiões do Gama e Santa Maria.

Em visita às obras de ampliação da Linha 1 no trecho Samambaia, Ibaneis Rocha destacou a importância dos estudos para estender o serviço de transporte metroviário, que é essencial para ajudar a população local e também o Entorno do Distrito Federal, oferecendo um ponto de integração entre regiões.

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral Ribeiro, detalhou que o estudo contemplará a viabilidade do traçado previsto, que vai da Esplanada dos Ministérios passando por Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro e ParkShopping até o Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria. Após essa etapa, será elaborada a análise econômica para viabilizar o investimento estimado em 50 quilômetros de novas linhas metroviárias.

Além disso, está prevista a aquisição de 15 novos trens para ampliar a frota. A modelagem do edital de licitação deve ser finalizada até o final do ano, permitindo o início do processo licitatório.

O governador também anunciou que as estações 106, 108 e 110 Sul, bem como a Estação ParkShopping, receberão unidades médicas que oferecerão serviços como fisioterapia, odontologia e atendimento a pessoas com deficiência, facilitando o acesso da comunidade aos cuidados de saúde por meio do transporte público metroviário.

Ampliação da Linha 1

Durante a visita, Ibaneis Rocha conferiu a construção do Emissário de Samambaia, as estações 35 e 36 e a nova estação de energia SR63. A expansão da via será de 3,6 quilômetros, partindo da estação Terminal Samambaia até o subcentro oeste, ligando Samambaia Norte e Samambaia Sul.

As estações terão áreas amplas, próximas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Centro Olímpico, que será o ponto final do ramal de Samambaia. Serão construídos três viadutos com passagem integrada para pedestres e quatro passarelas aéreas nos principais pontos de circulação da região.

Essa expansão beneficiará diretamente cerca de 12 a 15 mil pessoas diariamente, contribuindo para o desenvolvimento local e a melhoria da mobilidade urbana no Distrito Federal.

Obras e investimentos

O consórcio CG-JFJ, vencedor da licitação, é responsável pela execução das obras que fazem parte do Projeto de Expansão do Sistema Metroviário de Brasília, previsto por lei. O custo estimado das obras é de aproximadamente R$ 349 milhões, podendo ultrapassar os R$ 400 milhões com custos adicionais relacionados, e o prazo de conclusão está estimado entre 2,5 a 4 anos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados