Conecte Conosco

Centro-Oeste

Ibaneis prevê 60 mil casas para famílias de baixa renda no DF

Publicado

em

O Governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), esteve presente em um almoço promovido pelo Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-DF), no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), na última sexta-feira (12/12).

Nesta celebração, o chefe do Executivo local compartilhou um relatório das iniciativas governamentais para o avanço do setor e anunciou a previsão de entrega de 60 mil residências populares nos dois próximos anos.

Ibaneis destacou que já havia identificado os principais entraves da construção desde antes das eleições de 2018, especialmente relacionados à burocracia e à demora na aprovação de projetos, que em alguns casos chegavam a levar até três anos.

O empenho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) contribuiu para a redução significativa desses prazos, acelerando o andamento dos projetos.

O governador também mencionou que recebeu demandas de empresários que enfrentavam dificuldades para comercializar imóveis prontos, incluindo problemas para ativar a energia. Ele lembrou que o aumento do ITBI para 3% sobre o valor dos imóveis pelo governo anterior agravou ainda mais essa situação, mas afirmou que grande parte dessas questões já foi resolvida.

Ibaneis ressaltou a importância do Banco de Brasília (BRB) no estímulo à criação de novos bairros, citando o exemplo do Jóquei, que está em fase final de liberação pela Terracap e deverá abrigar mais de 40 mil moradores, configurando um novo mercado habitacional. Para isso, destacou a necessidade de um banco forte e bem alinhado com o setor empresarial.

O governador também salientou a aprovação de importantes legislações, como a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) e o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), e o apoio consistente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), onde 17 dos 24 deputados são base do governo.

Além disso, Ibaneis comentou sobre as melhorias em infraestrutura, como pavimentação, melhoria de vias e urbanização e regularização fundiária em áreas como o Jardim Botânico, medidas que contribuem para combater um dos grandes problemas do DF: as ocupações ilegais.

Ele reforçou que muitas famílias vivem em condomínios irregulares devido à falta de alternativas de moradias legais e acessíveis no mercado.

Hoje, o DF conta com diversas áreas urbanizadas e regularizadas para o desenvolvimento habitacional, como Itapoã, Mangueiral, Recanto das Emas, Samambaia e Santa Maria.

Ibaneis concluiu que a expectativa é entregar 60 mil moradias populares no Distrito Federal nos próximos dois anos, além de promover empreendimentos destinados a classes média e alta, como a Quadra 500 do Sudoeste.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados