Centro-Oeste
Ibaneis propõe auxílio financeiro para protetores de animais na CLDF

O Governo do Distrito Federal (GDF) planeja oferecer apoio aos protetores de animais. O governador Ibaneis Rocha (MDB) submeteu à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) uma proposta que prevê a criação de um benefício econômico para quem cuida dos animais. O projeto também propõe a implementação do “RG pet” para cachorros e gatos.
De acordo com o secretário de Proteção Animal, Cristiano Lopes da Cunha, o Programa de Apoio à Proteção dos Animais, previsto na proposta, tem o objetivo de garantir condições básicas de sobrevivência aos cães e gatos resgatados. Assim, os protetores passariam a receber um auxílio financeiro.
“Este projeto surge a partir da orientação do governador para, além de reformular a secretaria, implementar políticas efetivas voltadas aos protetores de animais do DF”, afirmou Cristiano.
Segundo o secretário, o GDF visa estabelecer uma política de benefícios para suprir as demandas principais dos protetores.
Os valores e as regras do benefício serão definidos com base nos resultados da pesquisa realizada por meio do Formulário de Protetores de Animais, disponível na Secretaria de Proteção Animal e no Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF).
O formulário está acessível para os protetores desde 1º de outubro e ficará disponível até 31 de outubro.
Objetivos do projeto:
- Proteção e bem-estar dos animais;
- Controle populacional de cães e gatos;
- Guarda responsável;
- Prevenção do abandono e excesso de cães e gatos;
- Atenção à saúde animal.
“Temos urgência em ajudar esses protetores o mais rapidamente possível”, destacou o secretário. O Banco de Brasília (BRB) será o responsável pela gestão financeira do programa. Critérios para a seleção dos beneficiários, valores, prazos, formas de fiscalização e penalidades por irregularidades serão estabelecidos em regulamento.
Cristiano acredita que a análise e discussão na Câmara Legislativa contribuirão para aprimorar a proposta.
RG pet
De acordo com a proposta, os animais serão cadastrados no Registro de Identificação Animal. Para o GDF, essa “carteira de identidade pet” será uma ferramenta importante para a proteção dos animais.
Segundo o secretário, com o cadastro, o governo terá acesso a informações essenciais que permitirão o desenvolvimento de políticas e ações públicas direcionadas.
“Atualmente não dispomos de dados precisos sobre a quantidade de animais sob nossa responsabilidade. Ter esse cadastro é fundamental, pois é onde estarão registrados os animais que vamos cuidar”, explicou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login