Conecte Conosco

Brasil

IBGE para trabalho em cidade do RS por hostilidade de moradores

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) interrompeu temporariamente a coleta de dados em campo na cidade de Barão de Cotegipe, no Rio Grande do Sul, após os técnicos terem sido hostilizados por moradores locais na última segunda-feira, dia 19. As agressões ocorreram devido à circulação de notícias falsas em aplicativos de mensagens.

Segundo comunicado do IBGE, servidores da agência de Erechim (RS) enfrentaram atitudes negativas enquanto atualizavam cadastros na zona rural do município, motivadas por desinformação veiculada em grupos de WhatsApp da região. Os boatos relacionavam incorretamente o veículo oficial do Instituto a atividades ilícitas, despertando suspeitas e reações inadequadas dos habitantes.

O aviso salientou que a falsidade circula além dos limites de Barão de Cotegipe. Os trabalhos estão suspensos até que seja elaborado um plano de segurança eficaz, que pode incluir a colaboração da Polícia Militar e da prefeitura para proteger as equipes que atuam no campo. O IBGE já registrou a ocorrência da violência contra seus servidores e encaminhou o material falso para as autoridades competentes investigarem.

O Instituto reafirmou que o retorno das operações na região só acontecerá após a garantia de condições seguras para seus profissionais, de modo a evitar a exposição a riscos causados pela propagação de informações incorretas. Em nota, o IBGE destacou seu compromisso tanto com a integridade de sua equipe quanto com a veracidade das informações divulgadas ao público.

Os agentes de pesquisa do IBGE utilizam crachás oficiais que podem ser verificados por meio do sistema disponibilizado no site do instituto ou pela central telefônica (0800 721 8181).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados