Mundo
Ibiza fecha praias e escolas por fortes chuvas

As ilhas espanholas turísticas de Ibiza e Formentera fecharam suas praias e escolas nesta terça-feira (30) devido às fortes chuvas que causaram inundações significativas.
Os serviços de emergência nas ilhas de Ibiza e Formentera, no arquipélago das Baleares, emitiram alertas para os moradores via celular, recomendando evitar deslocamentos, atividades ao ar livre e manter-se longe de cursos d’água, áreas baixas e porões.
A agência meteorológica espanhola (Aemet) reportou que Ibiza recebeu até 200 milímetros de chuva, causada pela movimentação muito lenta da tempestade, conforme comunicado do governo regional das Baleares.
A Aemet declarou um alerta vermelho, o nível mais crítico, em Ibiza e Formentera, devido ao risco extremo de enchentes e enxurradas rápidas. Posteriormente, o alerta foi reduzido para laranja.
Vídeos nas redes sociais mostravam moradores andando em meio à lama em praias de Ibiza cercadas por palmeiras, bares e restaurantes, com sirenes de veículos de emergência ao fundo.
Em várias áreas de Ibiza, as ruas ficaram alagadas, levando contêineres de lixo a se moverem com a força da água e forçando o tráfego a ser mais lento.
O exército espanhol mobilizou sua unidade de emergência para auxiliar nos resgates, deslocando-se da ilha de Mallorca e da península.
Na região mediterrânea de Valência, o nível de alerta foi reduzido para amarelo após estar em vermelho no dia anterior.
As chuvas de segunda-feira causaram alagamentos na região sem registrar vítimas, lembrando que há um ano tempestades violentas causaram 230 mortes no local.
A Espanha, estando na linha de frente do impacto das mudanças climáticas, enfrenta regularmente fortes chuvas no final do verão e durante o outono.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login