Conecte Conosco

Economia

Ibovespa bate novo recorde intradiário e fecha acima de 141 mil pontos pela segunda vez

Publicado

em

O cenário político atual, especialmente a novidade de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), considerado o favorito pelo mercado, aparece à frente do presidente Lula nas intenções de voto para 2026 em pesquisa da AtlasIntel, impulsionou o Ibovespa a alcançar um recorde histórico durante o pregão, ultrapassando a marca registrada em 4 de julho, que permanecia como o maior fechamento, com 141.263,56 pontos. No entanto, esse recorde não se consolidou no fechamento desta quinta-feira.

Durante o dia, o índice da B3 alcançou a máxima de 142.138,27 pontos, novo pico, iniciando o pregão com mínima de 139.205,81 pontos e com volume financeiro de R$ 22,7 bilhões. Ao fim das negociações, o Ibovespa registrou alta de 1,32%, fechando aos 141.049,20 pontos, pela segunda vez acima dos 141 mil pontos, quase repetindo o recorde de início de julho. No acumulado do ano, o índice apresenta valorização de 17,26%.

Na semana, o avanço foi de 2,23% e no mês, faltando apenas a última sessão de agosto, acumula alta de 6,00%, caminho para sua maior valorização mensal desde março, quando teve alta de 6,08%. Se superar essa marca na sexta-feira, poderá registrar o maior ganho mensal desde agosto do ano passado, que foi de 6,54%. Caso continue subindo e ultrapasse essa valorização, será o maior ganho para o índice desde novembro de 2023 (+12,54%).

Apenas cinco dos 84 papéis que compõem o Ibovespa ficaram em queda: Pão de Açúcar (-1,39%), Telefônica Brasil (-0,44%), Suzano (-0,28%), Petz (-0,26%) e BRF (-0,05%). Os destaques positivos foram Magazine Luiza (+9,19%), Ultrapar (+8,08%), Vamos (+7,92%), Usiminas (+5,23%) e Vibra (+4,97%).

Entre as ações de grandes bancos, destaque para o dia em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a Receita Federal passará a fiscalizar as fintechs com o mesmo rigor das grandes instituições financeiras a partir desta sexta-feira. As ações do setor bancário tiveram ganhos que variaram entre 1,51% (Santander Unit) e 2,35% (Bradesco ON), com o Itaú PN, principal papel do segmento, subindo 2,08%, e BTG avançando 1,07%.

As principais commodities do mercado, Petrobras (ON +1,21%, PN +0,88%) e Vale (ON +0,04%), apresentaram valorização mais moderada no fechamento.

Em meio à operação da Polícia Federal na região da Faria Lima, Haddad informou que as fintechs serão enquadradas como instituições financeiras para ampliar a fiscalização tributária, especialmente para combater a lavagem de dinheiro relacionada ao crime organizado. “As fintechs terão que obedecer rigorosamente às mesmas obrigações dos grandes bancos”, afirmou o ministro durante entrevista coletiva sobre as ações contra o crime organizado deflagradas nesta quinta-feira.

O que predominou na sessão foi o otimismo em torno da pesquisa eleitoral da AtlasIntel. “Tarcísio de Freitas lidera no segundo turno, o que é visto como positivo pelo mercado”, destaca Gabriel Filassi, sócio da AVG Capital, lembrando que, na pesquisa, o governador de São Paulo aparece com 48,4% das intenções de voto, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registra 46,6%.

Além disso, a expectativa de corte nos juros nos Estados Unidos já em setembro reforça o clima otimista global, beneficiando o mercado brasileiro. Analistas apontam que, com a possível redução dos juros americanos, parte do capital estrangeiro tende a migrar para mercados emergentes como o Brasil, que ainda oferecem juros elevados e preços atrativos em bolsa, atraindo investimentos com potencial de retorno superior.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados