Conecte Conosco

Economia

Ibovespa cai forte com medo de conflito maior entre Brasil e EUA

Publicado

em

O índice Ibovespa apresenta forte queda na manhã desta terça-feira, 19, puxado especialmente pelas ações do setor bancário. Essa queda está ligada à preocupação de que a disputa política entre Brasil e Estados Unidos tenha entrado em uma nova fase complicada na segunda-feira, 18, após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, de barrar as sanções aplicadas pelo governo dos EUA contra Alexandre de Moraes, também ministro do STF.

A pressão sobre os bancos é reflexo da combinação da lei Magnitsky com as decisões do STF, o que gera apreensão entre analistas e investidores quanto à possibilidade de a crise se agravar, afetando a economia do país.

Bruno Takeo, estrategista da Potenza Capital, ressalta: “É difícil prever o impacto caso os bancos brasileiros sejam excluídos do sistema financeiro internacional. São instituições que atuam globalmente e qualquer problema dessa natureza seria extremamente prejudicial para o Brasil.”

Para Alison Correia, analista de investimentos e cofundador da Dom Investimentos, a situação complexa e os recentes desdobramentos fazem com que o mercado adote uma postura mais cautelosa até que seja possível avaliar melhor os efeitos das medidas tomadas.

“Hoje o mercado está ajustando os preços das ações, considerando que ainda há espaço para quedas. Os investidores buscam proteção enquanto tentam entender até onde essa disputa entre os países pode impactar o mercado. Por ser algo novo, é difícil prever os próximos passos e, por precaução, muitos investidores estão comprando dólar e vendendo ações”, acrescenta o analista.

Por volta das 11h45, o Ibovespa marcava 134.785,81 pontos, com retração de 1,85%. No segmento financeiro, as maiores perdas foram registradas por Banco do Brasil ON (-4,13%), Santander (-3,37%) e B3 ON (-3,34%).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados