Conecte Conosco

Economia

Ibovespa pausa após sequência de novos recordes

Publicado

em

O Ibovespa abriu a semana em ritmo mais calmo, depois de atingir vários recordes históricos recentemente. Enquanto não acompanha totalmente a alta da Bolsa de Nova York, o índice da B3 se mantém estável após alcançar a marca inédita de 180 mil pontos na última sexta-feira. Nesta segunda-feira, 26, o Ibovespa oscilou entre 177.694,22 e 179.543,03 pontos, fechando perto dos 178.720,68 pontos, com um volume financeiro robusto de R$ 31,2 bilhões.

No acumulado do mês, o Ibovespa já avança quase 11%. A estabilidade do índice refletiu o desempenho positivo das ações da Petrobras (ON +0,34%, PN +0,91%), mesmo com a queda dos preços do petróleo no mercado internacional. Já o setor financeiro apresentou variações, mas se recuperou ao final do dia, com o banco Itaú (PN +1,33%) se destacando.

Por outro lado, a Vale (ON -2,29%), maior peso no índice, e o setor de mineração registraram perdas no início da semana, apesar dos significativos ganhos acumulados desde o começo do ano. A mineradora, por exemplo, valoriza-se 15,44%, cotada a R$ 83,07 ao término do pregão.

Carros vencedores na sessão incluíram Localiza (+3,59%), WEG (+3,49%) e Cogna (+3,17%), enquanto MBRF (-3,57%) e Cemig (-2,48%) ficaram entre as maiores quedas. Segundo Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, a realização de lucros após uma semana excepcional é saudável para o mercado, evitando expectativas irracionais. Ele destaca a possibilidade de início de flexibilização da política monetária em breve.

Esta semana é marcada por decisões importantes sobre juros no Brasil e nos EUA. O Comitê de Política Monetária (Copom) e o Federal Reserve (Fomc) devem anunciar suas deliberações, sendo esperado que o Copom dê sinais para possível redução da Selic a partir de março, atualmente em 15% ao ano.

Para Gabriel Cecco, especialista da Valor Investimentos, o índice está esticado após tantos recordes, gerando um ajuste natural para incorporar riscos no curto prazo. Apesar das incertezas globais, a alta da Petrobras indica um otimismo para o setor de energia no futuro próximo.

Nícolas Merola, analista da EQI Research, aponta que a semana contará com uma agenda vaga que pode impulsionar o mercado, incluindo decisões sobre juros e o início da temporada de resultados de grandes empresas americanas, com atenção especial ao desempenho das companhias de tecnologia e inteligência artificial.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados