Economia
Ibovespa recua com bancos e setores cíclicos; NY e commodities freiam perda

O Ibovespa enfrenta uma pressão de baixa nesta quarta-feira (2), tentando se recuperar das perdas e manter o patamar dos 139 mil pontos registrado na abertura, impulsionado pela valorização das commodities. O preço do petróleo sobe cerca de 0,90%, enquanto o minério de ferro avança 1,69% em Dalian, beneficiando ações do setor. A Vale, com maior participação no índice, registra alta próxima a 4%, e a Petrobras sobe até 2%. Há otimismo em relação à divulgação de dados industriais da China, esperados para a noite.
Apesar do recuo do principal índice da B3, a maioria dos índices da Bolsa de Nova York apresentou alta, impulsionada pela expectativa de cortes na taxa de juros nos Estados Unidos, diante dos dados do mercado de trabalho americano. A atenção agora está voltada para o relatório payroll, que será divulgado na quinta-feira (3).
O desempenho negativo do Ibovespa reflete a queda de ações ligadas ao ciclo econômico e ao setor bancário. O índice oscilou entre máxima de 140.004,84 pontos, alta de 0,36%, e mínima de 138.383,54 pontos, queda de 0,84%.
No Brasil, a queda ocorre em meio a incertezas fiscais e ao rearranjo de carteiras no início do mês e do semestre, levando a uma realização parcial dos lucros recentes. Felipe Sant’ Anna, especialista em mercado financeiro do grupo Axia, destaca que “é o conjunto de realização com reposicionamento de carteira para o segundo semestre. Os bancos estão caindo em bloco hoje, o varejo está azedo”.
O cenário brasileiro é marcado por tensões fiscais, especialmente diante do conflito entre o governo e o Congresso sobre a tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), embora existam sinais de alguma redução dos riscos às contas públicas.
Na parte industrial, foi divulgado o resultado de maio, com queda de 0,50%, confirmando o recuo pelo segundo mês consecutivo. Os juros mais altos já têm impacto no setor, segundo Guilherme Petris, operador da Manchester Investimentos. Nos Estados Unidos, a redução de empregos no setor privado, conforme dados da ADP, aumenta a expectativa por cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve ainda este ano.
Além disso, o Senado americano aprovou um projeto orçamentário que inclui cortes de impostos e aumento de despesas em defesa e imigração, mas o plano traz preocupações sobre a sustentabilidade fiscal, dado o elevado endividamento do país.
Na B3, as ações do setor metalúrgico lideram as altas, com destaque para CSN ON, Usiminas PNA, Metalúrgica Gerdau PN, e Vale. Enquanto isso, o Assaí sofreu a maior queda. Entre os bancos, os papéis da Santander, Itaú Unibanco e Bradesco recuaram, enquanto o Banco do Brasil registrou leve valorização.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login