Economia
Ibovespa segue fraco apesar da alta em NY e queda do minério

O Ibovespa apresenta uma leve alta na manhã desta sexta-feira, 26, aproximando-se dos 145 mil pontos, mesmo com o impulso das bolsas em Nova York. Os investidores analisam os resultados esperados do índice de inflação preferido pelo Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos, o PCE. A queda de 1,74% no preço do minério de ferro em Dalian, China, limita os ganhos do índice, assim como notícias corporativas envolvendo principalmente Braskem e Marfrig.
Entre os dados econômicos divulgados com pouca intensidade hoje, destaca-se o PCE, que subiu 0,3% em agosto comparado a julho, conforme previsto. A taxa anual ficou em 2,7%, acima da meta de 2% do Fed. Os índices núcleo também ficaram em linha com expectativas, 0,2% mês a mês e 2,9% no ano.
De forma geral, o desempenho do PCE sugere a possibilidade de cortes nos juros pelo Fed, mas há incertezas sobre a sequência e a velocidade dessas reduções, especialmente após dados econômicos sólidos e declarações de membros do Fed que levantaram dúvidas sobre a política monetária futura.
Para Silvio Campos Neto, economista e sócio da Tendências Consultoria, os indicadores recentes, inclusive do mercado de trabalho americano, não permitem afirmar se o Fed seguirá cortando juros continuamente. “Pode ser necessária uma pausa para análise dos dados”, comenta.
De acordo com Bruno Takeo, estrategista da Potenza, como o PCE ficou dentro do esperado, o mercado não reagiu de imediato, mas pode ganhar animação ao longo do dia devido aos últimos acontecimentos. “As declarações do Fed e a revisão do PIB do segundo trimestre ajustaram as expectativas após o primeiro corte de juros na semana passada”, explica.
Contudo, o Ibovespa mostra pouca força. Além da queda no minério e das notícias corporativas, o sentimento cauteloso prevalece por ser uma sexta-feira, com investidores atentos aos dados importantes que serão divulgados na próxima semana, como informações sobre emprego, indústria e inflação (IGP-M).
Fora do país, o mercado repercute o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, que estabelecerá uma tarifa de 100% sobre produtos farmacêuticos importados patenteados a partir de 1º de outubro.
Ontem, o Ibovespa fechou em baixa de 0,81%, aos 145.306,23 pontos, com queda semanal de 0,38%, após valorização na semana anterior.
Às 10h58 desta sexta-feira, o índice subia 0,10%, aos 145.457,50 pontos, variando entre alta máxima de 0,64% e mínima de 0,05%, praticamente estável desde a abertura. A Vale recuava 1,41%, enquanto a Petrobras apresentava alta entre 1,14% e 1,59%. Grandes bancos também registravam ganhos.
Já as ações da Braskem PNA caíam 9,10%, liderando as perdas. A companhia anunciou a contratação de consultores financeiros e jurídicos para realizar um diagnóstico e buscar alternativas para melhorar sua estrutura financeira.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login