Economia
Ibovespa sobe puxado por ações da Vale, mas segue abaixo dos 100 mil
O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, sobe, nesta terça-feira, 14, com ajuda das ações da Vale, que avançam mais de 4%. O otimismo com a temporada de balanços dos Estados Unidos também contribui para o tom positivo. Porém, o avanço do coronavírus no país impõe doses de cautela, após a Califórnia retomar medidas de isolamento para conter o avanço da doença. O mercado teme que outros estados sigam o exemplo.
Às 12h26, o Ibovespa, principal índice da bolsa, subia 0,63% para 99.323 pontos. Os papéis da Vale, que têm o maior peso no índice, valorizam-se 4,28%. A forte alta é motivada pelo aumento das importações de minério de ferro por parte da China, que atingiu a máxima em 33 meses. Nos Estados Unidos, os índices S&P 500 e Nasdaq oscilam entre o terreno positivo e o negativo.
Com as atenções dos investidores globais voltadas para os balanços das maiores empresas dos Estados Unidos, o resultado do segundo trimestre do JPMorgan ajuda a dar sustentação às bolsas, apesar dos fatores negativos. Isso porque a queda do lucro liquido do banco foi menor que o esperado por analistas americanos, embora tenha caído 51% no trimestre. A expectativa do mercado era de que o JPMorgan reportasse lucro por ação de 1,08 dólar, mas ficou em 1,38 dólar.
“O resultado do JPMorgan ficou acima das expectativas, mas o cenário lá fora ainda é muita volatilidade. Esse segundo trimestre, que foi o mais afetado pela pandemia, é de escuridão total”, disse Marcel Zambello, analista da Necton Investimentos.
Na véspera, o resultado da Pepsico também ficou acima das expectativas, dando maior ânimo aos investidores. No entanto, os índices americanos viraram para queda, pressionados pela medida do governo da Califórnia e pela escalada de tensões sino-americana, após o governo Trump interferir em disputas territoriais sobre o Mar Meridional da China. O tom negativa teve impacto direto no Ibovespa, que perdeu os 100 mil pontos.
“Os 100 mil pontos é uma barreira psicológica importante e não vejo nenhum driver hoje para empurrar o Ibovespa para cima desse patamar hoje”, comentou Zambello.
No cenário interno, as atenções se voltaram para o IBC-Br. Conhecido como prévia do PIB, o índice de atividade econômica do BC de maio teve alta de 1,3%, confirmando as expectativas de que o pior já ficou para trás. No entanto, o número veio abaixo da projeção mediana de mercado de crescimento de 4,5% no mês.
“Dentre os setores, o comércio varejista é aquele que está recuperando o nível de atividade mais rápido e deve continuar se beneficiando das medidas de auxílio de emergência”, disse Arthur Mota, economista da Exame Research.
Na bolsa, foram justamente as varejistas que lideram as maiores altas nos primeiros negócios do dia, com as ações da Via Varejo chegando a subir mais de 4%.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login