Economia
ICL apoia combate ao crime no setor de combustíveis

O Instituto Combustível Legal (ICL) declarou total apoio às ações em andamento nesta quinta-feira, 28, que visam combater a presença do crime organizado no mercado de combustíveis.
De acordo com a instituição, a Operação Carbono Oculto está focada em 350 alvos com mandados de prisão, busca e apreensão em sete estados brasileiros, com o objetivo de desmantelar uma rede criminosa que atua neste setor.
“Há suspeitas de práticas criminosas como crimes contra a ordem econômica, adulteração de combustíveis, crimes ambientais, lavagem de dinheiro, fraude fiscal e estelionato, ressaltando a importância da atenção da sociedade quanto ao avanço do crime organizado em setores formais, semelhante ao modus operandi de máfias globais”, destaca o Instituto.
O ICL acrescenta que a atuação criminosa no setor de combustíveis não apenas envolve lavagem de dinheiro e compromete a segurança pública, mas também prejudica diretamente a arrecadação de impostos, as políticas públicas, a concorrência justa entre os operadores legítimos do mercado e a rotina dos milhões de motoristas que abastecem diariamente.
“Temos alertado sobre a infiltração do crime organizado nesse setor nos últimos anos, que tem causado sérios danos econômicos e sociais. Acreditamos que essa operação representa um marco importante para a sociedade, demonstrando de forma clara, por meio de ações, que o Brasil não aceitará práticas ilegais. Reforçamos também a necessidade urgente da aprovação de leis que punam exemplarmente devedores reincidentes e aqueles que buscam brechas para operar ilegalmente”, reforça o presidente do Instituto Combustível Legal, Emerson Kapaz.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login