Conecte Conosco

Centro-Oeste

Idoso morre após supostos maus-tratos em UPA no Distrito Federal

Publicado

em

O paciente José Silva Barros, 80 anos, que teria sido vítima de maus-tratos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho II, faleceu na madrugada desta sexta-feira (19/9). Após a divulgação do caso, José foi transferido para o Hospital Cidade do Sol (Hsol), em Ceilândia, onde estava internado desde o dia 11.

Pelas redes sociais, o engenheiro José Ricardo Vidigal Barros, 41, se despediu do pai. “Descanse em paz, meu velhinho”, escreveu. “A morte é somente uma porta para uma vida em eternidade”, declarou o filho.

O velório de José Silva Barros está marcado para este sábado (20/9), às 8h30, no Campo da Esperança de Sobradinho.

Maus-tratos e alta médica

José Silva Barros se encontrava em estado terminal e precisava de cuidados paliativos. Ele estava internado na UPA de Sobradinho mas recebeu alta médica três vezes em duas semanas, segundo a família.

Os parentes também denunciaram maus-tratos contra o idoso. Imagens mostram o homem gemendo de dor por não receber morfina naquele momento. Segundo a família, o médico teria se recusado a administrar medicação pelo acesso central.

A condição de José Silva piorou após contrair vírus influenza, agravado por pneumonia grave no início do mês, além de ele ser diabético.

O filho, Ricardo Barros, afirma que a equipe médica não teve cuidado, já que o pai apresenta vários machucados nas costas, braços e pernas. “Ele está com a pele toda rasgada, e as veias estão danificadas. O pior machucado está nas costas”, disse.

Posição do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF)

O Iges-DF, responsável pelas UPAs da região, foi informado sobre o caso e declarou que o paciente foi atendido e recebeu cuidados adequados conforme seu quadro de saúde, com a alta médica indicada após estabilização.

Sobre as alegações de maus-tratos, a unidade destacou que repudia qualquer forma de violência contra os pacientes e reforça seu compromisso com o atendimento respeitoso e humanizado a todos que procuram seus serviços.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados