Economia
IGC prevê produção mundial recorde de grãos em 2025/26
O Conselho Internacional de Grãos (IGC) revisou sua estimativa para a produção global de grãos em 2025/26, apontando para um recorde de 2,460 bilhões de toneladas, o que representa uma redução de 1 milhão de toneladas em relação à previsão do mês anterior. Mesmo com esse ajuste para baixo, o volume projetado é 6% maior do que o registrado no ciclo anterior.
De acordo com o conselho, a diminuição em comparação a janeiro é atribuída principalmente a uma revisão na estimativa da cevada.
Os estoques finais de grãos foram ajustados para baixo em 3 milhões de toneladas em relação à previsão anterior, totalizando 631 milhões de toneladas. Em contrapartida, o comércio global para 2025/26 foi elevado em 3 milhões de toneladas, alcançando 449 milhões, sustentado por aumentos nas expectativas de milho, trigo, cevada e sorgo.
Para a soja, a previsão de produção global para 2025/26 foi aumentada em 1 milhão de toneladas, ficando ligeiramente abaixo do recorde da safra anterior. O conselho também ajustou para cima os estoques finais da oleaginosa em 2 milhões de toneladas no comparativo mensal, enquanto manteve a estimativa de comércio em 187 milhões de toneladas.
Quanto ao arroz, o IGC estima uma safra mundial recorde de 543 milhões de toneladas em 2025/26, mantendo a previsão para o comércio mundial do cereal em 60 milhões de toneladas para o ano de 2026.
O Índice de Grãos e Oleaginosas do IGC (GOI) apresentou alta de 4% nas últimas cinco semanas, impulsionado por aumentos no preço de exportação. O subíndice da soja cresceu 8% no período, devido a fortes incrementos nos Estados Unidos e Argentina, enquanto o trigo subiu 2% e o milho teve um aumento de 1%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login