Economia
IGP-DI de agosto cresce 0,20%, após queda em julho, diz FGV

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) apresentou um aumento de 0,20% em agosto, revertendo a queda de 0,07% observada em julho, conforme informou nesta segunda-feira, 8, a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O índice ficou abaixo da mediana positiva de 0,38% prevista nas estimativas da pesquisa Projeções Broadcast, que variavam entre 0,11% e 0,60%. No acumulado do ano, o IGP-DI teve uma retração de 1,62%, enquanto no período de 12 meses registrou alta de 3,00%.
A FGV também divulgou os resultados dos três subíndices que compõem o IGP-DI. O Índice de Preços ao Produtor Amplo – Disponibilidade Interna (IPA-DI), relativo ao atacado, subiu 0,35% em agosto após queda de 0,34% em julho. Já o Índice de Preços ao Consumidor – Disponibilidade Interna (IPC-DI), que mensura a variação de preços no varejo, teve uma redução de 0,44%, contrastando com o aumento de 0,37% reportado no mês anterior.
O Índice Nacional de Custo da Construção – Disponibilidade Interna (INCC-DI) registrou crescimento de 0,52% em agosto, depois de subir 0,91% em julho. A coleta dos preços para o índice de agosto ocorreu entre os dias 1º e 31 do mês.
Núcleo do IPC-DI
O núcleo do IPC-DI, que identifica tendências ao excluir as maiores variações extremas no varejo, teve uma alta de 0,20% em agosto, desacelerando em relação ao crescimento de 0,33% de julho. A FGV destaca que o núcleo acumula um avanço de 3,15% no ano e 4,55% em 12 meses.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login