Conecte Conosco

Economia

IGP-DI de janeiro cresce 0,20%, ligeiro aumento comparado a dezembro, diz FGV

Publicado

em

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve um crescimento de 0,20% em janeiro, subindo em comparação aos 0,10% registrados em dezembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 6, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com este resultado, o IGP-DI acumula um aumento de 0,20% no primeiro mês do ano, embora ainda apresente uma queda de 1,11% no acumulado dos últimos 12 meses.

A taxa mensal observada ficou ligeiramente abaixo da mediana prevista de 0,24% em pesquisa realizada pelo Projeções Broadcast, cujas estimativas variaram entre estabilidade (0,00%) e alta de até 0,52%.

A FGV também divulgou os índices que compõem o IGP-DI: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) permaneceu estável (0,00%) em janeiro, após um aumento de 0,03% em dezembro; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) subiu 0,59% em janeiro, superando os 0,28% do mês anterior; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) avançou 0,72% em janeiro, após 0,21% em dezembro.

O levantamento para o índice de janeiro compreendeu o período de 1º a 31 do mês.

Núcleo do IPC-DI

O núcleo do IPC-DI, que busca identificar tendências ao excluir as maiores quedas e altas expressivas nos preços ao consumidor, registrou alta de 0,52% em janeiro, superior aos 0,33% de dezembro. De acordo com a FGV, esse núcleo acumula um crescimento de 0,52% no ano e uma elevação de 4,42% nos últimos 12 meses.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados