Conecte Conosco

Economia

IGP-M cai 0,01% em dezembro e fecha 2025 com queda de 1,05%, menor desde 2023

Publicado

em

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) apresentou uma leve queda de 0,01% em dezembro, após um aumento de 0,27% em novembro, conforme divulgado nesta segunda-feira, 29, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Esse resultado ficou abaixo do intervalo esperado pelas estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast, que previa um aumento entre 0,04% e 0,30% para o mês, com uma mediana de 0,17%.

Com isso, o IGP-M terminou o ano de 2025 com uma redução acumulada de 1,05%, registrando a menor taxa desde 2023, quando o índice caiu 3,18%. Em 2024, o índice acumulou um crescimento de 6,54%.

Em dezembro, conforme informado pela FGV, todos os componentes do IGP-M mostraram desaceleração: o Índice de Preços ao Produtor Amplo – Mercado (IPA-M) teve uma queda de 0,12%, revertendo a alta de 0,27% de novembro; o Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M) reduziu seu ritmo de aumento para 0,21%, contra 0,28% no mês anterior; e o Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) diminuiu para 0,24%, um pouco abaixo do avanço de 0,25% registrado em novembro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados