Brasil
II Diálogo Brasil-África começa amanhã com ministros da Agricultura e outras delegações

O II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural será realizado nesta semana, com início nesta terça-feira (20) e encerramento na quinta-feira (22/5). o evento reflete a prioridade da política externa brasileira em fortalecer as relações com os países africanos, pautada em valores compartilhados e cooperação baseada na solidariedade e respeito mútuo.
O Diálogo reunirá delegações oficiais de países africanos, incluindo Ministros da Agricultura, representantes de organizações internacionais, bancos multilaterais de desenvolvimento, instituições de pesquisa, organizações e cooperativas da agricultura familiar e entidades do setor privado.
A programação com ministros da Agricultura e outras delegações está na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Troca de conhecimento e tecnologias
Após o sucesso da primeira edição em 2010, o encontro busca promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências bem-sucedidas para fortalecer a produção alimentar local nos países africanos, bem como refletir sobre as experiências brasileiras à luz das observações das delegações africanas.
Os principais objetivos incluem o compartilhamento de experiências em produção agropecuária e aquícola, a troca de conhecimentos e tecnologias, o debate sobre o papel de políticas públicas eficazes, a discussão sobre pesquisa e inovação, a valorização da agricultura familiar e da sustentabilidade, a identificação de novas oportunidades de cooperação técnica, a exploração de alternativas de financiamento e investimentos e a apresentação dos objetivos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Espera-se que o evento fortaleça a cooperação bilateral e multilateral e fomente parcerias sustentáveis.
A programação prevê visitas de campo nos dois primeiros dias: em 20 de maio, serão realizadas visitas no entorno de Brasília, incluindo a CONAB, unidades da Embrapa e cooperativas, abordando temas como agricultura familiar, sistemas de integração, saúde do solo, acervo genético de hortaliças, bioinsumos, reuso de esgoto e comercialização. Em 21 de maio, as visitas ocorrem no Vale do São Francisco, com foco na Embrapa Semiárido e produtores, explorando tecnologias para convivência com a seca, rebanho resistente, agricultura irrigada e fruticultura tropicalizada. O dia 22 de maio é dedicado ao “Diálogo de Alto Nível”, com painéis sobre sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes, pesquisa, desenvolvimento e inovação, Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e políticas públicas, e financiamento.
Frente Parlamentar estará presente
Os eventos celebram a Semana da África, reconhecida mundialmente após a criação da Organização da Unidade Africana (atual União Africana), em 25 de maio de 1963, em Adis Abeba, Etiópia. Trata-se de um marco na história do continente, representando a busca por unidade, solidariedade e independência dos países africanos.
Com informações: MRE

Você precisa estar logado para postar um comentário Login