Conecte Conosco

Economia

Impacto menor das tarifas dos EUA reduz crescimento do PIB brasileiro

Publicado

em

O Departamento de Economia (Depecon) da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) revisou suas projeções sobre os efeitos da elevação das tarifas americanas sobre as importações brasileiras após a divulgação da lista de produtos isentos pelo governo dos Estados Unidos. A análise atual aponta para uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 0,20 ponto percentual neste ano e de 0,38 ponto percentual em 2026.

A tarifa de 50% inicialmente prevista para entrar em vigor em 6 de agosto sobre produtos brasileiros representa um desafio importante para a economia do país. No entanto, o impacto negativo esperado foi atenuado pela exclusão de cerca de 700 itens da lista de tarifas adicionais anunciada recentemente pelo governo americano, o que reduz o volume afetado e os prejuízos econômicos estimados.

Antes da divulgação dessas exceções, o Depecon projetava uma queda no PIB de 0,35 ponto percentual para este ano e de 0,60 no próximo.

De acordo com as estimativas medianas do Boletim Focus, o crescimento do PIB para 2025 deve ser de 2,23%, enquanto para 2026, está previsto em 1,89%, conforme divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira, 28.

Aplicando os ajustes indicados pela Fiesp às previsões principais do Focus, o PIB brasileiro fecharia o ano corrente com crescimento de 2,03% e apresentaria um crescimento menor, de aproximadamente 1,29%, no próximo ano.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados