Mundo
Incêndio atinge sede da UNRWA em Jerusalém Oriental
A UNRWA, agência da ONU responsável pelo apoio aos refugiados palestinos, comunicou neste domingo (25) que sua sede em Jerusalém Oriental, que já havia sido parcialmente destruída, sofreu um incêndio.
A organização não ofereceu detalhes sobre o motivo do fogo nas suas instalações, que anteriormente foram demolidas por autoridades israelenses na terça-feira. Essa ação aconteceu um ano após Israel ter proibido a operação da UNRWA no país.
“Após a invasão e a demolição promovida por autoridades israelenses, a sede da UNRWA em Jerusalém Oriental foi incendiada”, afirmou a agência da ONU em nota oficial.
A ONU repudiou a demolição iniciada na semana passada, e a UNRWA reforçou que suas propriedades beneficiam-se dos privilégios e proteções internacionais da entidade.
Israel acusa a UNRWA de ter ligações com militantes do Hamas e sugere que alguns de seus funcionários teriam participado do ataque do grupo em Israel em 7 de outubro de 2023.
Diversas investigações, inclusive uma conduzida pela ex-ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, identificaram questões relacionadas à imparcialidade da UNRWA, mas destacaram que Israel não apresentou provas definitivas.
Na última terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores de Israel declarou que “as instalações não possuem imunidade e foram confiscadas conforme as leis locais e internacionais”.
Roland Friedrich, diretor da UNRWA na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, classificou a ação como um “ataque sem precedentes”.
Fundada em 1949, a UNRWA gerencia centros médicos e escolas para refugiados palestinos nos territórios da Palestina, além de países como Líbano, Síria e Jordânia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login