Conecte Conosco

Brasil

Incerteza econômica aumenta em janeiro por Venezuela, tarifas e Groenlândia, alerta FGV

Publicado

em

O Índice de Incerteza Econômica (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas (FGV) teve um aumento de 12,6 pontos em janeiro, alcançando 117,1 pontos, o maior valor desde abril de 2025. Na análise de médias móveis trimestrais, o índice avançou 2,7 pontos, chegando a 109,7 pontos.

Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre, declarou que o crescimento do Índice de Incerteza Econômica em janeiro reflete o aumento das tensões geopolíticas e econômicas globais. A análise dos termos presentes em artigos ligados à incerteza mostra uma forte conexão com a intervenção dos Estados Unidos na Venezuela.

Além disso, a intensificação das políticas tarifárias unilaterais adotadas pelo governo dos EUA e o agravamento das tensões com líderes europeus, devido a comentários sobre possíveis reivindicações relativas à Groenlândia, ampliaram o clima de instabilidade internacional ao fim do mês.

Anna Carolina Gouveia acrescenta que esses fatores juntos provocaram um aumento significativo da incerteza global, refletido no componente de Mídia do IIE-Br, que atingiu seu nível mais alto desde 2021. Em menor grau, as crises vinculadas ao Banco Master também tiveram impacto no aumento da incerteza fiscal no Brasil. Por outro lado, o componente de Expectativas registrou a quarta queda consecutiva, sinalizando uma menor incerteza sobre as previsões econômicas para os próximos 12 meses. Ela prevê que o nível de incerteza permanecerá elevado nos próximos meses, dependendo da evolução das tensões internacionais e da proximidade das eleições presidenciais no Brasil.

Detalhes dos Componentes

O componente de Mídia do IIE-Br cresceu 14,7 pontos, para 122,5 pontos, atingindo o maior patamar desde novembro de 2021, e teve uma contribuição quase total para o aumento agregado, somando 12,8 pontos.

Já o componente Expectativas, que avalia a variação nas previsões dos especialistas para indicadores macroeconômicos, caiu 0,8 ponto em janeiro, mantendo uma tendência de queda pelo quinto mês consecutivo, chegando a 88,4 pontos e retirando 0,2 ponto do índice geral IIE-Br.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados