Destaque
Incerteza na economia brasileira diminui em dezembro, aponta FGV
O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) apresentou uma queda de 3,1 pontos de novembro para dezembro, atingindo 104,5 pontos, conforme divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Na análise por médias móveis trimestrais, o índice reduziu em 0,7 ponto.
Segundo Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), o recuo do indicador em dezembro foi influenciado principalmente pelo componente de Mídia, que reflete as discussões econômicas presentes nas notícias dos jornais. Com esses resultados, o IIE-Br fechou o ano em um nível considerado confortável, mantendo-se abaixo de 110 pontos por quatro meses consecutivos.
O IIE-Br é composto por dois elementos: o IIE-Br Mídia, que contabiliza a frequência de notícias relacionadas à incerteza nos principais jornais, e o IIE-Br Expectativa, que é calculado a partir da variabilidade nas projeções para a taxa de câmbio e para o IPCA.
Na análise por médias móveis trimestrais, o indicador mostra uma tendência de queda para 2025, sugerindo menores níveis de incerteza econômica. Esse comportamento reflete a solidez da economia, a recente desaceleração da inflação, maior previsibilidade das políticas econômicas internas e a redução das perturbações no cenário internacional nos últimos dois meses. Para 2026, contudo, desafios importantes podem afetar a incerteza econômica, incluindo as eleições presidenciais, a previsão de desaceleração econômica e o aprofundamento do debate sobre as contas públicas, destacou Gouveia.
O declínio observado em dezembro foi impulsionado pelos dois componentes do indicador: o componente de Mídia caiu 3,2 pontos, chegando a 107,8 pontos, impactando o IIE-Br em -2,8 pontos no mês, enquanto o componente Expectativas diminuiu 1,6 ponto, para 89,2 pontos, contribuindo com -0,3 ponto para o índice.
A coleta dos dados do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira ocorre entre o dia 26 do mês anterior e o dia 25 do mês de referência.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login