Mundo
Índia e China reiniciam voos diretos de passageiros
Índia e China retomaram neste domingo (26) os voos comerciais diretos após cinco anos de suspensão, marcando um passo importante para o comércio e a melhoria das relações entre essas duas grandes nações asiáticas.
O voo 6E1703 da companhia IndiGo partiu de Calcutá e aterrissou em Cantão pouco antes das 4h locais, sinalizando o retorno oficial das conexões aéreas que estavam interrompidas desde 2020 devido à pandemia e tensões geopolíticas.
Apesar de continuarem sendo rivais estratégicos na influência regional, como os países mais populosos do mundo, as relações entre Índia e China têm melhorado gradativamente após os conflitos na fronteira do Himalaia em 2020.
O governo indiano declarou que o reinício dos voos facilitará o contato entre as pessoas e contribuirá para a normalização progressiva das trocas bilaterais.
O movimento ocorre em um contexto de esfriamento das relações entre Nova Délhi e Washington, após críticas à Índia por comprar petróleo russo em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia.
Além dos voos agora reestabelecidos, já existem rotas regulares entre Índia e Hong Kong, com planos para iniciar em breve novos voos de Nova Délhi a Xangai e Cantão.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login