Conecte Conosco

Economia

Índia suspende envios postais para EUA por causa de tarifas

Publicado

em

A Índia anunciou no sábado (23) que vai interromper temporariamente o envio de correspondências para os Estados Unidos, citando problemas causados pelas tarifas impostas pela administração do presidente Donald Trump.

Essa medida foi tomada poucos dias antes da eliminação da isenção de tarifas para pacotes de baixo valor entrar em vigor. O Ministério das Comunicações da Índia explicou que a ordem executiva, emitida no fim de julho, exige que transportadoras e outras “entidades autorizadas” coletem e repassem essas tarifas.

“Mas vários processos importantes sobre a definição dessas ‘entidades autorizadas’ e os métodos de recolhimento ainda não foram esclarecidos”, destacou o ministério. Por isso, companhias aéreas que voam para os EUA informaram que não estão prontas, operacional e tecnicamente, para aceitar remessas depois de 25 de agosto de 2025.

O Departamento de Correios da Índia vai suspender temporariamente a aceitação de todos os itens postais com destino aos EUA, exceto cartas, documentos e presentes com valor até 100 dólares (R$ 544). “Essas categorias continuarão a ser aceitas, sujeitas a futuras orientações do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e do USPS”, explicou o ministério.

Essa iniciativa segue o exemplo de países europeus como a França, cujo serviço postal (La Poste) também anunciou a suspensão da maioria dos envios de pacotes para os EUA. Segundo o serviço francês, as novas regras emitidas pelo Departamento de Alfândega dos EUA em 15 de agosto deram pouco tempo para que os serviços postais europeus se adaptassem.

A administração Trump irá eliminar a isenção de impostos sobre pequenos pacotes importados para os Estados Unidos a partir do dia 29 de agosto.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados