Economia
Índia ultrapassa Japão e se torna a quarta maior economia do mundo
O governo da Índia anunciou em sua análise econômica anual que o país superou o Japão como a quarta maior economia global, apesar de ainda possuir um PIB per capita significativamente menor.
A confirmação definitiva depende da divulgação do PIB anual em 2026, mas o Fundo Monetário Internacional (FMI) indica que a Índia deve ultrapassar o Japão no próximo ano.
As autoridades indianas também esperam que a Índia venha a superar a Alemanha nos próximos três anos, alcançando assim a terceira posição entre as maiores economias, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
“A Índia está entre as economias de crescimento mais rápido no mundo e está preparada para continuar esse ritmo”, destaca o relatório econômico do governo divulgado na noite da última segunda-feira (29).
Segundo o documento oficial, “Com um PIB estimado em 4,18 trilhões de dólares (23,2 trilhões de reais), a Índia deixou para trás o Japão como a quarta economia mundial e projeta superar a Alemanha em cerca de três anos, com previsões de PIB em 7,3 trilhões de dólares (40 trilhões de reais) para 2030.”
As previsões do FMI para 2026 indicam que a Índia terá um PIB de 4,51 trilhões de dólares (25,12 trilhões de reais), ultrapassando os 4,46 trilhões de dólares (24,8 trilhões de reais) estimados para o Japão.
Apesar de desafios econômicos, como tarifas elevadas impostas pelos Estados Unidos devido às compras indianas de petróleo russo, a Índia continua demonstrando resistência diante das incertezas no comércio global.
No entanto, outras métricas apontam para um cenário mais complexo. Em 2024, a Índia, que ultrapassou a China como país mais populoso, apresentou um PIB per capita de 2.694 dólares (15.000 reais), valor 12 vezes menor que o do Japão (32.487 dólares, 180.900 reais) e 20 vezes menor que o da Alemanha (56.103 dólares, 312.400 reais).
Além disso, mais de 25% dos 1,4 bilhão de indianos estão entre 10 e 26 anos, enfrentando o desafio da criação de empregos qualificados para muitos jovens recém-formados.
Em 2022, a Índia passou a ser a quinta maior economia mundial, superando o Reino Unido, seu ex-colonizador, segundo dados do FMI.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login