Conecte Conosco

Notícias Recentes

Indicação de parentes do distrital Cristiano Araújo foi ‘inconveniente’, diz Rollemberg

Publicado

em

Segundo governador do DF, foi ele quem tomou decisão para exonerar tio e primo do parlamentar. Parlamentar foi condenado por nepotismo por ter empregado a tia no gabinete.

O governador Rodrigo Rollemberg disse ter tomado a decisão de exonerar os parentes do deputado Cristiano Araújo (PSD) porque entendeu que a indicação deles era “inconveniente”. Em um primeiro momento, o distrital tentou emplacar o tio na chefia de gabinete da administração de Santa Maria. Após denúncia , o tio foi afastado, mas o deputado indicou um primo no lugar, que acabou exonerado nesta segunda-feira (24).

“A indicação foi encaminhada pelo administrador de Santa Maria. Tanto no primeiro caso quanto no segundo caso, entendi que era inconveniente em função do parentesco que tinha com o parlamentar, e resolvi tornar sem efeito as nomeações. A decisão de tornar sem efeito foi minha”, declarou o governador.

Entenda

Ubiraci Cunha Nogueira Filho é primo de terceiro grau do parlamentar, e tinha sido nomeado para a chefia de gabinete da administração regional de Santa Maria. O nome do substituto não foi publicado.

Nogueira Filho foi nomeado no último dia 19, e ficou cinco dias no cargo. Ele foi indicado em substituição a Artur da Cunha Nogueira – este, tio direto de Cristiano Araújo e marido de Ana Lúcia Pereira. Após a divulgação do parentesco, o Buriti tinha informado que Artur não assumiria o cargo.

A assessoria de Cristiano Araújo reconheceu que a indicação de Artur foi feita pelo parlamentar, mas disse que o próprio deputado “pediu a exoneração imediata” do tio ao saber de uma condenação dele por peculato (desvio de recursos) na Justiça do DF.

Condenação

Também nesta segunda-feira, o Tribunal de Justiça do DF condenou Cristiano Araújo à perda do cargo, por improbidade administrativa ligada à prática de nepotismo. O parlamentar é acusado de manter a mulher de um tio como funcionária em seu gabinete, em 2015. Cabe recurso.

Até as 17h30 de segunda, a decisão ainda não tinha sido publicada pelo tribunal. Segundo o TJ, a sentença prevê perda da função pública, ressarcimento integral do dano aos cofres públicos, pagamento de multa civil e suspensão de direitos políticos por cinco anos. Tia de Cristiano, Ana Lúcia Pereira também terá de pagar a multa e ajudar a ressarcir o dano ao erário.

O advogado de Cristiano Araújo no processo, Walter Faiad Moura, disse  que ainda não tinha recebido a íntegra da decisão até o mesmo horário, mas adiantou que vai recorrer no próprio tribunal. Ele classificou a lista de punições como “absurda” e “exagerada”.

“Só pode ser punido quem nomeia, e o Cristiano não nomeou. Quem faz o exame [de nepotismo] ou não é a Mesa Diretora da Câmara, é ela quem assina a nomeação. E ela sequer é citada no processo, não é ré. Ainda preciso ler a sentença, mas vamos recorrer”, declarou.

O caso

Na época da denúncia, Araújo disse que contratou Ana Lúcia Pereira – com salário de R$ 14,1 mil – porque ela demonstrou competência ao trabalhar em sua campanha eleitoral. Ele também afirmou que o Código Civil não considera esposa do tio como parente direto e que, por isso, não há nepotismo no caso.

Ana Lúcia exercia a função de assessora e foi exonerada pouco depois. Ao Tribunal de Justiça, a defesa do deputado diz que a nomeação da mulher ocorreu dentro da legalidade, e que ele não poderia ser responsabilizado pelos atos da presidência da Câmara.

Os advogados também alegam que, à época, as regras sobre nepotismo na Câmara Legislativa permitiam o exercício de cônjuges de tio ou tia em gabinete de parentes, e que as normas só mudaram no dia 17 de novembro de 2015, cerca de um mês e meio após a denúncia feita pela TV Globo.

O ministro do STF Marco Aurélio Mello disse, em entrevista à TV Globo, que discordava da interpretação. “Se é esposa do tio, é tia tambem, é tia por afinidade. É uma parente, de qualquer forma. O verbete é linear, ele pega todas as situações em que há esse vinculo de afinidade maior”, afirma.

Fonte. G1

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados