Conecte Conosco

Economia

Indonésia aprova 14 frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina

Publicado

em

A Indonésia autorizou 14 novos frigoríficos do Brasil a exportar carne bovina, conforme confirmado pelo Ministério da Agricultura. Com essa atualização, o total de unidades habilitadas chega a 52, podendo enviar carne vermelha para o país asiático. A notificação oficial para as indústrias brasileiras foi recebida na quinta-feira, 29.

Entre os frigoríficos aprovados estão: Frigol, de São Félix do Xingu (PA, SIF 4151); Pantanal, de Várzea Grande (MT, SIF 585); Cooperfrigu, de Gurupi (TO, SIF 93); Primafods, de Araguari (MG, SIF 177); Mercúrio, de Castanhal (PA, SIF 4554); Zanchetta, de Bauru (SP, SIF 1758); JBS, em Andradina (SP, SIF 385); JBS, em Anastácio (MS, SIF 615); JBS, em Campo Grande (MS, SIF 1662); JBS, em Naviraí (MS, SIF 3181); Frisacre, em Rio Branco (AC, SIF 3297); Minerva, em Barretos (SP, SIF 421); Fribal, em Imperatriz (MA, SIF 2431); e Distriboi, em Ji-Paraná (RO, SIF 4695). Essas fábricas foram inspecionadas por uma equipe indonésia durante a visita ao Brasil em dezembro.

A indústria brasileira esperava essa autorização após a missão inspeccionadora em dezembro. O Roberto Perosa, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), afirmou que essas aprovações representam um avanço significativo em um ano desafiador, reforçando a estratégia de diversificar os mercados e aumentando as oportunidades para a carne bovina brasileira em um mercado promissor. Segundo ele, isso demonstra o esforço do Ministério da Agricultura na abertura e consolidação desses canais comerciais.

A Indonésia é vista pelos exportadores brasileiros como um importante destino para redirecionar parte da carne que não será mais exportada para a China, devido à imposição de salvaguardas comerciais. O mercado indonésio foi aberto para a carne brasileira em 2019 e, em agosto de 2025, expandido para incluir carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparações de carne.

Depois de permitir a importação de carne com osso, a Indonésia registrou em novembro de 2025 o maior volume mensal de importação da sua história, com 14 mil toneladas. Para 2026, estima-se um acréscimo entre 50 mil e 60 mil toneladas, conforme projeções do setor. Em 2025, o Brasil exportou 42,931 mil toneladas de carne bovina para a Indonésia, gerando receita de US$ 153,855 milhões, de acordo com dados do Agrostat, sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados