Economia
Indonésia e EUA finalizam acordo tarifário bilateral
A Indonésia confirmou que concluiu os termos de um acordo tarifário bilateral com os Estados Unidos, anunciou o ministro da Economia, Airlangga Hartarto, na segunda-feira (22), com a previsão de assinatura em breve.
Em julho, os EUA reduziram as tarifas sobre a Indonésia de 32% para 19%, e desde então os dois países discutem os pormenores do acordo. Após encontro em Washington com o representante comercial americano Jamieson Greer, o ministro indonésio afirmou que o documento do Acordo sobre Tarifas Recíprocas (ART) teve suas cláusulas principais e técnicas acordadas por ambas as partes.
Um dos objetivos centrais foi garantir acesso equilibrado aos mercados de cada país, com os EUA concedendo isenções para produtos-chave da Indonésia, incluindo óleo de palma, café e chá. Por outro lado, os americanos buscam maior acesso aos minerais estratégicos indonésios.
O acordo-quadro prevê também que a Indonésia aumente significativamente as compras de energia, produtos agrícolas e aeronaves dos EUA.
As negociações continuarão no próximo mês para tratar das questões jurídicas, com a expectativa que os líderes Prabowo Subianto e Donald Trump assinem o acordo antes de fevereiro.
Dados do representante comercial dos EUA indicam que o déficit comercial dos Estados Unidos em relação à Indonésia atingiu 17,9 bilhões de dólares em 2024, valor 5,4% maior em comparação ao ano anterior.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login