Conecte Conosco

Mundo

Indústria alemã pede que EUA e UE resolvam questão de tarifas

Publicado

em

A indústria alemã solicitou que a União Europeia e os Estados Unidos encontrem uma solução rápida para evitar um aumento das tensões comerciais, após o presidente Donald Trump ameaçar aplicar uma tarifa de 30% sobre produtos europeus a partir de 1º de agosto.

Em comunicado, a Federação das Indústrias Alemãs (BDI) classificou o anúncio do presidente Trump como um sinal de alerta para os setores industriais dos dois lados do Atlântico.

Wolfgang Niedermark, integrante da gestão da BDI, alertou que um conflito comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, que são regiões econômicas muito integradas, pode prejudicar a recuperação econômica, a capacidade de inovação e a confiança na cooperação internacional.

A BDI pediu que os governos da Alemanha, da Comissão Europeia e dos EUA busquem soluções rápidas por meio de um diálogo objetivo para impedir que a situação se agrave.

O período de algumas semanas até a entrada em vigor das tarifas, em 1º de agosto, deve ser aproveitado para negociações justas entre as partes.

A UE, que negocia em nome dos 27 países membros, criticou a proposta de Donald Trump, mas mantém o desejo de alcançar um acordo comercial com os Estados Unidos.

A Alemanha é um dos países mais impactados pela disputa comercial, pois sua economia é altamente dependente das exportações para os EUA, principalmente nos setores químico, farmacêutico, automotivo, siderúrgico e de máquinas.

Recentemente, o primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, sugeriu que a UE firmasse um acordo simplificado com os EUA, focando nos setores mais importantes, mesmo que isso implique em aceitar algumas tarifas adicionais em outros produtos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados