Economia
Inflação nos EUA cai, mas população vê economia piorar em janeiro
As expectativas medianas da inflação para o próximo ano entre os consumidores dos Estados Unidos diminuíram de 3,4% em dezembro para 3,1% em janeiro, de acordo com pesquisa recente divulgada pelo Federal Reserve (Fed) de Nova York. No entanto, a opinião das pessoas sobre a situação econômica do país piorou no mesmo período.
Quanto à inflação em prazos maiores, as previsões para três e cinco anos permaneceram estáveis em 3%.
As projeções de aumento de renda para o próximo ano cresceram de 2,5% em dezembro para 2,7% em janeiro, principalmente entre famílias com renda anual abaixo de US$ 50 mil.
Sobre o mercado de trabalho, a sensação média de risco de perder o emprego nos próximos 12 meses caiu para 14,8% em janeiro, embora ainda esteja ligeiramente acima da média anual de 14,6%, segundo o Fed de Nova York.
A expectativa de conseguir um emprego nos próximos três meses aumentou a 45,6%, porém continua inferior à média dos últimos 12 meses, que é 48,6%.
Por outro lado, a visão das famílias sobre sua situação financeira atual se agravou, com a maioria informando que está pior do que há um ano.
As perspectivas para o próximo ano também são negativas, com muitos consumidores esperando uma condição econômica inferior à atual, enquanto poucos acreditam em melhora.
Além disso, as famílias esperam que o acesso ao crédito fique mais difícil no futuro próximo, mostrando preocupação com a disponibilidade e condições para obtenção de empréstimos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login