Conecte Conosco

Notícias Recentes

Influencer condenado por vídeo com conteúdo machista em São Paulo

Publicado

em

A 2ª Vara Cível do Foro Regional de Santo Amaro, na cidade de São Paulo, decidiu que um influenciador digital deve indenizar uma mulher que teve sua imagem usada de forma desrespeitosa em um vídeo publicado nas redes sociais. A indenização foi fixada em R$ 15 mil, e ainda pode ser objeto de recurso.

Alexsander José Rodrigues da Silva, conhecido como Moskitão, possui cerca de 3 milhões de seguidores no Instagram. Conforme o processo, o episódio ocorreu em dezembro de 2024, quando Alexsander abordou a mulher na rua convidando-a a participar de um “desafio”.

A promessa era de que a participante ganharia um celular novo como prêmio, entretanto, ao invés disso, ele entregou uma esponja de lavar louça como parte de uma brincadeira. De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o vídeo foi gravado e postado sem a autorização da mulher e continha falas depreciativas e com teor machista.

Uma das frases do vídeo dizia: “imagine te ver pelada, eu vou brochar”. A vítima ainda relatou que a sua imagem foi utilizada para gerar lucro, pois o conteúdo foi divulgado em várias redes sociais do influenciador.

A defesa do influenciador afirmou que a gravação foi feita com o consentimento da mulher, que tinha conhecimento do trabalho de Moskitão e participou de forma voluntária do desafio. Argumentaram que não houve dano moral passível de indenização, já que o vídeo tinha intenção humorística.

Além da compensação financeira, a Justiça ordenou a remoção do vídeo de todas as redes sociais. Na sentença, o juiz Roberto Luiz Corcioli Filho ressaltou que houve uso indevido da imagem da vítima, o que gerou o direito à indenização.

“Aproveitando-se da sua posição como influenciador com grande alcance, o réu expôs uma pessoa comum a uma situação de humilhação e vexame para criar conteúdo de entretenimento. A ofensa, carregada de teor machista, prejudicou a honra e a imagem da mulher diante de um público de milhões, causando constrangimento, inclusive no seu ambiente de trabalho”, escreveu o juiz na decisão.

Em entrevista ao Metrópoles, o advogado de Alexsander José Rodrigues da Silva informou que irá contestar a decisão. Disse que o conteúdo criado nas plataformas do influenciador tem como foco exclusivo o entretenimento e o humor, sem intenção de ofender ou causar danos. Salientou ainda que a sentença foi proferida antes da completa instrução do processo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados