Economia
Infra S.A. vai licitar trecho inicial da Transnordestina em PE no 2º semestre

André Luís Ludolfo, diretor de Empreendimentos da Infra S.A., anunciou em Araripina que o edital para retomar as obras do trecho pernambucano da Transnordestina será lançado no segundo semestre de 2025.
“Esperamos publicar ainda no segundo semestre de 2025 o primeiro edital para o início das obras da Transnordestina, referente ao trecho SPS-4, que tem cerca de 73 km de extensão. Os outros lotes serão publicados ao longo de 2026”, afirmou.
De acordo com o diretor, as obras devem começar já no primeiro trimestre de 2026, com a meta de concluir a ligação ferroviária entre Salgueiro e o Porto de Suape até 2029.
“O trecho entre Salgueiro e Suape tem 473 km, dos quais 179 km (38%) já foram executados pela antiga concessionária TLSA, mas está parado há mais de dez anos”, disse.
André Luís Ludolfo explicou que durante esse tempo a ferrovia sofreu impactos que precisam ser revisados antes da retomada. “Obras lineares como ferrovias, quando interrompidas por muito tempo, enfrentam problemas ambientais, fundiários e até ocupações irregulares. Estamos revisando tudo para termos projetos precisos e que possam ser licitados.”
O investimento estimado é de R$ 3,5 bilhões, com recursos do Ministério dos Transportes e possível participação por meio de emendas parlamentares.
“Estamos preparando projetos básicos, cuidando da gestão de terras, atualizando a faixa de domínio, tratando do licenciamento ambiental e realizando sondagens”, declarou.
O diretor também destacou o potencial da ferrovia para fortalecer a economia do Araripe.
“Como principal polo de produção de gesso do país, com 95% da produção nacional, a região poderá aumentar sua competitividade com a chegada da ferrovia, reduzindo custos de transporte e ampliando as margens de lucro.”
Durante a agenda em Araripina, também foram discutidos temas como a criação de um porto seco no Araripe e o transporte de gás liquefeito pela ferrovia. O encontro fez parte da série Conexões Transnordestina – A ferrovia que transformará Pernambuco, promovida pelo portal Movimento Econômico e pela Sudene, que já realizou eventos em Salgueiro e Petrolina.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login