Centro-Oeste
Inicia vacinação de grávidas contra bronquiolite no Distrito Federal
Iniciou nesta quarta-feira (3/12) a imunização para gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal agente causador da bronquiolite em recém-nascidos. A vacina, que deve ser aplicada a partir da 28ª semana de gestação, protege os bebês por meio dos anticorpos transferidos pela placenta materna.
O imunizante, de dose única, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal. Para encontrar a unidade mais próxima da sua casa, utilize o serviço InfoSaúde-DF.
Após a aquisição de 1,8 milhão de doses pelo Ministério da Saúde, 9.456 doses do primeiro lote, que tinha 673 mil unidades, foram destinadas ao Distrito Federal. No setor privado, o valor da vacina pode chegar até a R$ 1.500,00, sendo disponibilizada graças a um acordo firmando entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor.
Quem pode tomar a vacina?
Gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem limite de idade, estão autorizadas a receber a dose única da vacina, recomendada a cada nova gestação. Nas UBSs, as equipes de saúde verificam e atualizam as carteiras de vacinação das grávidas conforme necessário.
Eduarda Mendes, grávida de 31 semanas e com 20 anos, relatou que recebeu a vacina contra covid ao buscar a vacina contra o VSR: “Quando vi pelas redes sociais que estava chegando ao SUS, fiquei feliz. Pensei ‘Tomara que eu tome’, porque protege o bebê contra bronquite”.
Jádia Barbosa, com 29 semanas de gestação e 27 anos, expressou seu alívio com a chegada da vacina na rede pública: “Eu já estava preocupada com os preços muito altos. Ainda bem que chegou. É uma vacina excelente, pois protege o bebê”.
Eficácia do imunizante
Segundo o Ministério da Saúde, estudos clínicos confirmaram a eficácia da vacina, com proteção de 81,8% contra doenças respiratórias graves causadas pelo VSR em bebês durante os primeiros três meses de vida.
Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da Secretaria, explicou que a transferência dos anticorpos ocorre através da placenta, garantindo a imunização ao bebê desde o nascimento.
Sobre o vírus
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR), alvo da vacina, é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos.
Dados do Ministério da Saúde indicam que, entre janeiro de 2025 e 22 de novembro, foram registrados 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo VSR. Destes, 82,5%, equivalentes a 35,5 mil hospitalizações, foram de crianças com menos de dois anos.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login