Economia
Início das reuniões para suspender tarifaço neste domingo, afirma Mauro Vieira
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, comunicou que as conversas com o governo dos Estados Unidos para interromper o tarifaço sobre as exportações brasileiras terão início neste domingo (26), em Kuala Lumpur, Malásia.
De acordo com o chanceler, a liberação para começar as tratativas veio do presidente Donald Trump após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A primeira reunião deve ocorrer ainda na noite de domingo, conforme o horário local da Malásia, que está 11 horas à frente do horário oficial de Brasília. Durante a reunião, Lula solicitou que as tarifas adicionais fossem suspensas enquanto as negociações estivessem em andamento, possivelmente a partir das primeiras conversas entre os delegados brasileiros e americanos.
“O encontro foi bastante positivo e o resultado final é excelente. O presidente Trump anunciou que orientará sua equipe a iniciar um processo de negociação bilateral, que deve começar ainda hoje, pois o objetivo é resolver tudo em breve”, declarou o chanceler.
As negociações ficarão a cargo do próprio chanceler brasileiro, com o apoio do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa.
Pelo lado dos Estados Unidos, as negociações serão feitas pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Em julho deste ano, Trump instituiu uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados para os EUA. Logo depois, membros do governo brasileiro e do Supremo Tribunal Federal (STF) sofreram sanções, incluindo a revogação de vistos de viagem, por parte da administração americana.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login