Brasil
Inmet alerta para calor intenso no Sul do Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta vermelho devido a uma onda de calor que atingirá várias cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná a partir da terça-feira (3). Esse alerta vermelho é o nível mais elevado de perigo segundo a classificação do Inmet, indicando uma situação extremamente crítica.
Uma onda de calor é um fenômeno meteorológico caracterizado por temperaturas muito altas que ultrapassam os valores habituais para uma região e época do ano, persistindo por vários dias consecutivos. Neste caso, as temperaturas podem ultrapassar em até 5°C a média normal da região, permanecendo elevadas por mais de cinco dias, conforme informado pelo Inmet.
O alerta é válido até a sexta-feira (6) e inclui mais de 500 cidades no Sul do país. As áreas mais afetadas serão o oeste e norte de Santa Catarina; sudoeste, noroeste, nordeste e centro do Rio Grande do Sul; além das regiões sudoeste, centro e sudeste do Paraná.
Para o mês de fevereiro, a previsão do Inmet indica que as chuvas estarão acima do normal nas regiões Norte e Sudeste do Brasil e abaixo do esperado na região Sul e Centro-Oeste.
É esperado que as temperaturas fiquem acima da média em grande parte do país. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, as temperaturas podem alcançar até 1°C acima do normal.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login