Economia
Inscrições abertas para Fenearte de 17 de novembro a 16 de dezembro
Artesãos de todo o Brasil, assim como associações, cooperativas, organizações sem fins lucrativos e prefeituras de Pernambuco que desejam participar da 26ª Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato, já podem fazer suas inscrições pelo site oficial. O cadastro online começou nesta segunda-feira, 17 de novembro, e vai até as 17h do dia 16 de dezembro. A 26ª edição da Fenearte será realizada de 8 a 19 de julho de 2026, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, reunindo cerca de 5 mil expositores em aproximadamente 700 espaços para comercialização.
As inscrições para a 26ª Fenearte abrangem diversos setores: Individual Pernambuco, destinado aos artesãos pernambucanos, sejam nativos, residentes ou titulados; Estados, aberto para artesãos de outras regiões do país, pessoas físicas ou jurídicas; Internacional, para empreendedores de artesanato de outros países, sejam pessoas físicas ou portadoras de passaporte; Prefeituras, exclusivo para municípios pernambucanos; Sebraes, aberto às seccionais de todo o Brasil; Alimentação, pessoas físicas ou jurídicas de Pernambuco; Redes Solidárias, para organizações não governamentais que atuam em Pernambuco, e Associações e Cooperativas, desde que pernambucanas.
As inscrições também estão abertas para artesãos pernambucanos interessados em ocupar o estande coletivo do PAPE — Programa do Artesanato de Pernambuco na 26ª Fenearte. Para este espaço, localizado na área do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), próximo à Alameda dos Mestres, é necessário que o candidato possua a Carteira Nacional do Artesão.
A Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato é promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, que executa o PAPE no Estado. Ana Luiza Ferreira, diretora-presidente da Adepe, ressaltou: “É com grande satisfação que abrimos as inscrições para a 26ª Fenearte. A cada edição, essa feira reafirma a força do nosso artesanato e o talento das mãos que transformam matérias em arte, cultura e identidade. Após uma edição histórica em 2025, já estamos preparando a próxima, com o objetivo de ser um espaço de encontros, trocas e oportunidades para quem vive da arte de criar.”
Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe e diretora-executiva da Fenearte, complementa: “Ainda inspirados pela beleza e força da Fenearte deste ano, estamos trabalhando na edição de 2026. Nosso compromisso é fazer dela, a cada ano, ‘A Feira das Feiras’, honrando a história e o legado já construídos, sempre valorizando o artesanato, as artesãs e os artesãos.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login