Economia
INSS para descontos em empréstimos do Banco Master
O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) decidiu interromper o repasse dos valores descontados referentes a empréstimos consignados e cartões de crédito nos benefícios associados ao Banco Master.
A determinação foi firmada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, em 26 do mês passado. Na prática, essa ação bloqueia o repasse das aposentadorias que possuem vínculo com o Banco Master. Até o momento, já foram bloqueados R$ 27 milhões.
A decisão veio poucos dias após a prisão pela Polícia Federal de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. O banco não respondeu aos contatos até a última atualização desta reportagem.
Daniel Vorcaro está no centro de uma investigação que apura uma organização criminosa acusada de fraudes financeiras, com prejuízos estimados em pelo menos R$ 10 bilhões, relacionados à venda de créditos falsificados do Banco Master ao BRB.
Na medida cautelar, o INSS destaca que a suspensão é imprescindível para evitar possíveis irregularidades e proteger o interesse público até o término da investigação.
Assim, a paralisação só será revogada após a conclusão das apurações conduzidas pelo INSS sobre possíveis desvios no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o Banco Master.
Em empréstimos consignados, as parcelas são debitadas diretamente do benefício do trabalhador, garantindo menor risco de inadimplência e, consequentemente, taxas de juros mais baixas.
Desde outubro, o INSS já havia optado por não renovar o ACT com o Banco Master, impedindo que novas contratações fossem feitas por esta instituição.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login