Conecte Conosco

Economia

INSS retoma atendimento nas agências presenciais

Publicado

em

Após uma pausa devido a uma manutenção planejada, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reinicia seus serviços presenciais em agências por todo o país nesta segunda-feira, dia 2.

Estão novamente disponíveis a Central 135 e todos os atendimentos presenciais para a população. Entre os serviços online do Meu INSS, apenas o simulador de aposentadoria será reativado na quarta-feira, dia 4.

O aplicativo Meu INSS registrou uma média mensal de 134 milhões de acessos no ano passado, evidenciando o grande volume de usuários.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), responsável pela tecnologia das políticas sociais, completou a migração do último mainframe para uma plataforma moderna, concluindo com sucesso a atualização da infraestrutura tecnológica.

Essa migração envolveu cerca de 220 profissionais que trabalharam entre os dias 28 de janeiro e o domingo anterior.

Para minimizar os impactos, o INSS antecipou as perícias médicas e avaliações sociais programadas para o período da manutenção, além de permitir o reagendamento para segurados que não puderam comparecer.

Com a modernização, o Ministério da Previdência pretende reduzir o prazo de processamento da folha de pagamento de 96 para 48 horas, além de ampliar os serviços digitais disponíveis.

O ministério alertou, no entanto, que devido ao grande número de acessos esperado no retorno dos serviços nesta segunda-feira, pode haver lentidão, especialmente nos serviços que utilizam biometria.

Os serviços estarão disponíveis 24 horas por dia e, caso haja falha no acesso, a orientação é tentar novamente, preferencialmente fora do horário comercial.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados