Economia
Instituto Heineken apoia mais de 4 mil profissionais no Carnaval de Recife e Olinda
O Instituto Heineken está oferecendo assistência direta a mais de quatro mil trabalhadores durante o Carnaval nas cidades de Recife e Olinda. Entre eles, aproximadamente 2,5 mil catadores estão cadastrados (1.100 no Recife e 1.400 em Olinda), junto com cerca de 2 mil vendedores ambulantes. O instituto é um dos patrocinadores oficiais dos eventos carnavalescos nessas localidades.
Durante todos os dias de festa, os catadores terão acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), kits de higiene, transporte e alimentação, além da Casa do Catador, um espaço que oferece refeições diárias, banheiros, área de descanso e apoio operacional.
O suporte também compreende serviços sociais, como orientações sobre saúde mental e assistência para famílias e crianças, através da iniciativa Casa Pequeno Folião.
Detalhes do apoio
De acordo com o instituto, em Recife todo o material reciclável coletado receberá uma remuneração 30% superior ao valor de mercado.
Os vendedores ambulantes participam de um programa de capacitação com foco em empreendedorismo, técnicas de negociação e gestão de vendas, visando melhorar suas operações comerciais e amplificar os resultados neste período de alta demanda. Além do treinamento, eles recebem cestas básicas e kits de apoio.
Vânia Guild, líder do Instituto Heineken, destaca que o Carnaval do Recife e de Olinda representa uma das maiores manifestações culturais do Brasil, e que participar desse evento é uma responsabilidade importante.
“No Instituto Heineken, acreditamos que a festa só é possível porque os vendedores ambulantes e catadores estão presentes diariamente nas ruas, garantindo a reciclagem e levando nossos produtos ao público. Desde 2023, trabalhamos junto a parceiros para apoiar, valorizar e reconhecer esses profissionais, que são fundamentais para o Carnaval e merecem mais reconhecimento e melhores condições de trabalho”, afirmou Vânia Guild.
Em Olinda, a Casa de Apoio ao Catador é patrocinada pela Caixa Econômica Federal, em parceria com Novelis e Valgroup, com execução e treinamentos conduzidos pela Verdiera.
No Recife, o projeto conta com colaboração da Prefeitura do Recife e da Emlurb, que garantem uma estrutura adequada para o trabalho dos catadores.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login