Brasil
Integração e desenvolvimento Sul-Sul: Frente Parlamentar promove série de encontros entre Brasil e países africanos

Unindo Países, fortalecendo relações. Este foi o tema da série de encontros
Conexão Brasil – África 2025, realizada pela Frente Parlamentar Brasil – América Latina, África e Caribe (FPALCA), em parceria com a Câmara de comércio Afro-Brasileira (Afrochamber), de 6 a 8 de maio, em Brasília.
As reuniões contaram com a participação de Adriano Carneiro, secretário-executivo da FPALCA e Rui Mucaje, presidente da AfroChamber, e ocorreram nas embaixadas dos seguintes países – com a presença dos respectivos embaixadores/representantes:
Etiópia – Leulseged Tadese Abebe
Ruanda – Lawrence Manzi
Mocambique – Jacinto Januário Maguni
Quênia – Andrew Mwihia Karanja
Malawi – Dr. Levi Njombole Nyonde
Namibia – Sra Selma Nghinamundova
Gana – Ministro Humphrey Chatio Ajongbah
Boniface Vignon
Cameroun – Martin Agbor Mbeng
Angola- Manuel Eduardo dos Santos da Silva Bravo
Guiné Equatorial- Encarregado de Negócios – Bienvenido Ebang Otogo Obono
Zimbabwe – Meshack Kitchen
Botswana – Sra. Benetia Tumelo Chingapane.
Adriano Carneiro, secretário-executivo da Frente, avalia que a rodada de reuniões foi um grande sucesso. “Consolidamos as intenções mútuas de atuar em cooperação e integração em projetos de promoção do desenvolvimento estruturante entre os países Sul Global, a partir de parcerias que irão aproveitar as vocações de cada país em setores como agricultura, ciência, tecnologia, inovação, indústria, educação e outros, em trocas que podem trazer crescimento e benefícios para todos”, disse.
FPALCA
A Frente Parlamentar Brasil, América Latina, Caribe e África, criada em julho de 2024, é composta por mais de 200 deputados e deputadas federais. Idealizada pelo ex-deputado e atual prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, e atualmente em transição para a presidência do deputado federal Zeca Dirceu, atua com foco na cooperação estruturante entre os países do Sul Global. A frente atua em seis principais eixos estruturantes:
• Segurança e soberania alimentar;
• Segurança e soberania energética;
• Segurança e soberania científica e tecnológica;
• Segurança e soberania sanitária;
• Segurança e soberania ambiental;
• Turismo.
AfroChamber
O presidente da AfroChamber, Rui Mucaje, destacou o papel da entidade na promoção das relações comerciais entre o Brasil e os países africanos há mais de cinco décadas, reafirmando o compromisso com a criação de parcerias comerciais, tecnológicas e institucionais. Como exemplo de política pública brasileira inovadora, foi apresentado o caso do município de Maricá (RJ), que conta com uma moeda social e um banco comunitário de impacto social reconhecido e já compartilhado com autoridades africanas em visitas anteriores à Angola.
Durante a reunião, a Frente e a AfroChamber também destacaram o interesse em construir ações concretas com todos os países, em missões envolvendo diversos setores empresariais, além de intercâmbio técnico com foco em juventude, desenvolvimento local e inclusão produtiva e compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login