Conecte Conosco

Mundo

Interdependência entre China e UE não representa ameaça, diz Xi Jinping

Publicado

em

O presidente da China, Xi Jinping, declarou na quinta-feira (24) que a interdependência nas relações com a União Europeia (UE) não constitui um perigo, levando em conta a história e a realidade dos laços bilaterais. Ele falou durante um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa. “Interesses comuns não devem ser vistos como uma ameaça”, ressaltou o líder chinês.

Xi Jinping destacou que aumentar a competitividade não deve ser alcançado por meio da criação de barreiras, isolamento ou prejuízo às cadeias de suprimento. “Essa estratégia somente levará ao isolamento próprio”, afirmou.

Ele defendeu ainda que a diminuição da dependência não deve levar a uma redução da colaboração entre China e UE. Segundo ele, é viável encontrar um equilíbrio dinâmico por meio do crescimento, da abertura e da gestão adequada das diferenças de forma benéfica e complementar, sem comprometer a cooperação bilateral.

Xi Jinping ressaltou que o desenvolvimento sustentável da China e a sua política de abertura criarão novas oportunidades e potencial para o trabalho conjunto sino-europeu. Ele enfatizou a importância de estimular investimentos e fortalecer parcerias nas áreas verde e digital. “Desejamos que a UE mantenha um mercado aberto para comércio e investimentos, evitando medidas restritivas e promovendo um ambiente favorável para que empresas chinesas invistam e operem”, concluiu.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados