Brasil
Interior de SP pode ter umidade do ar igual à do deserto e Defesa Civil amplia alerta de incêndios até sexta-feira (6)
Temperaturas podem chegar a 39ºC e a umidade relativa do ar a 13% no interior do estado de São Paulo
A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), ampliou o alerta de risco elevado para incêndios até esta sexta-feira (6). As regiões norte, noroeste e oeste do estado estão na área de perigo.
As regiões em destaque no Mapa de Risco devem continuar com o tempo seco e sem previsões de chuva para os próximos dias. As áreas devem enfrentar temperaturas de quase 40ºC e níveis de umidade relativa do ar críticos, isto é, abaixo de 20%.
Os termômetros devem atingir 39ºC em Presidente Prudente (SP), Araçatuba (SP), Tupã (SP), Birigui (SP) e em Martinópolis (SP). Nessas cidades a umidade relativa do ar pode chegar a 13%.
O clima seco na casa de 10% é comparável à média da umidade de desertos como Saara, no continente africano, e Atacama, no Chile.
As altas temperaturas, ventos fortes e falta de chuva são os principais fatores que contribuem para os incêndios florestais.
Além de São Paulo, outros 17 estados mais o Distrito Federal estão com alerta amarelo para baixa umidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre os estados, dez estão em alerta laranja para onda de calor, com temperaturas em até 5ºC acima da média.
A recomendação para a saúde é evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10h e 16h, evitar aglomerações, usar soro fisiológico para os olhos e narinas, ter uma boa hidratação e umidificar o ambiente.
A Defesa Civil alerta para algumas medidas de prevenção a incêndios, como não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro na beira de rodovias, não limpar áreas rurais utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login