Conecte Conosco

Mundo

Internet no Irã é bloqueada há duas semanas, informa organização

Publicado

em

O corte no acesso à internet no Irã, que segundo manifestantes foi implementado para esconder a extensão da repressão, já dura duas semanas, afirmou nesta quinta-feira (22) uma entidade não governamental especializada em segurança digital.

“O Irã está agora com um bloqueio total da internet nacional por duas semanas”, declarou a NetBlocks em uma publicação na rede social X.

Nos dias recentes, alguns usuários conseguiram acessar a internet em momentos pontuais, porém, de acordo com a NetBlocks, isso é irregular e restrito a sites autorizados pelo governo.

“Na hora 336, o nível de conexão permanece praticamente o mesmo, com apenas um pequeno aumento na infraestrutura que mantém as redes aprovadas pelo regime”, indicou.

“Alguns usuários passam a se conectar ao mundo exterior usando túneis virtuais (encapsulamento de dados)”, completou, sem revelar quais ferramentas são usadas.

Na quarta-feira, em seu primeiro relatório oficial sobre os protestos, as autoridades iranianas informaram que 3.117 pessoas morreram durante as manifestações.

A Fundação do Irã para Mártires e Veteranos distinguiu os “mártires”, definidos como membros das forças de segurança ou civis inocentes, daqueles que classificou como “rebeldes” apoiados pelos Estados Unidos. Dos 3.117, declarou que 2.427 eram “mártires”.

Entretanto, grupos de direitos humanos afirmam que as forças de segurança dispararam contra manifestantes, estimando que o número real de mortos pode ser muito maior, possivelmente ultrapassando 20 mil.

Organizações de defesa dos direitos humanos condenam o bloqueio da internet, alegando que ele dificulta suas ações e esconde a dimensão da repressão.

Essa interrupção começou na noite de 8 de janeiro, quando explodiram manifestações massivas em diversas cidades contra o governo dos aiatolás, que está no poder desde 1979.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados