Conecte Conosco

Economia

Investigação do Banco Master vai para o STF, decide Toffoli

Publicado

em

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (3) que a investigação envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro, um dos sócios do Banco Master, só poderá avançar com autorização da Corte.

Toffoli atendeu ao pedido da defesa de Vorcaro para que o caso seja conduzido pelo STF, devido à menção de um deputado federal com foro privilegiado na Corte.

Pela decisão, as próximas ações judiciais relacionadas à investigação devem passar pela análise do ministro, deixando de ser tratadas pela Justiça Federal em Brasília.

“Diante de investigação supostamente dirigida contra pessoas com foro por prerrogativa de função, conforme já noticiado pela mídia, a competência da corte constitucional está fixada”, afirmou Toffoli.

O ministro também determinou a manutenção do sigilo do processo.

A investigação, conhecida como Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal (PF), apura a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo uma tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público do DF. Estima-se que as fraudes podem alcançar R$ 17 bilhões.

No dia 28 de novembro, a desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, concedeu habeas corpus que resultou na soltura de Vorcaro, dos ex-diretores Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva, além do ex-sócio do banco, Augusto Ferreira Lima.

Esses indivíduos estarão sob monitoramento por tornozeleira eletrônica e têm restrições para atuarem no setor financeiro, manterem contato com outros investigados e saírem do país.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados