Economia
Investimento em infraestrutura aumenta produção entre 1,5% e 3,5%, diz FMI

FMI aponta que direcionar melhor os gastos públicos pode impulsionar significativamente a produção, conforme detalhado no capítulo do Monitor Fiscal divulgado nesta terça-feira, intitulado “Gastos mais inteligentes: como gastos públicos eficientes e bem alocados podem impulsionar o crescimento econômico”.
No relatório, o Fundo Monetário Internacional destaca que elevar os investimentos em infraestrutura em 1% do Produto Interno Bruto (PIB) está ligado a um crescimento da produção de aproximadamente 1,5% nas economias desenvolvidas e de 3,5% nos países emergentes e em desenvolvimento ao longo do tempo.
A instituição destaca também que os investimentos em educação pública podem trazer benefícios consideráveis a longo prazo.
“Realocar 1% do PIB do consumo governamental para o capital humano público pode elevar a produção em 3% nas economias avançadas e 6% nos mercados emergentes e economias em desenvolvimento”, explica o FMI.
Além disso, o Fundo Monetário Internacional ressalta que eliminar as ineficiências nos gastos públicos pode aumentar a produção em cerca de 1,5% nas nações desenvolvidas, enquanto nos mercados emergentes e em desenvolvimento esse impacto pode variar entre 2,5% a 7,5% a longo prazo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login