Conecte Conosco

Economia

IPCA projetado para os próximos 12 meses cai ligeiramente, diz Focus

Publicado

em

A mediana das previsões do mercado financeiro, conforme o relatório Focus do Banco Central, indica que a inflação suavizada para os próximos 12 meses caiu de 4,45% para 4,43%. No mês anterior, a estimativa era de 4,36%. Esse indicador ganhou relevância nas análises do mercado após a implementação da nova meta de inflação contínua neste ano.

O alvo inflacionário foi ultrapassado pela primeira vez em 10 de julho, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 5,35% em 12 meses, superando o limite máximo da meta de 4,50%, pelo sexto mês consecutivo.

No mesmo dia, o Banco Central enviou uma carta aberta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comunicando que espera que a inflação acumulada em 12 meses volte a ficar abaixo do teto da meta até o final do primeiro trimestre de 2026. A projeção é que o IPCA retorne ao centro da meta, em 3%, até o fim do próximo ano.

O novo sistema de metas determina que o cumprimento da meta será avaliado com base na inflação acumulada em 12 meses. Caso a taxa permaneça acima ou abaixo do intervalo de tolerância por seis meses consecutivos, o Banco Central será considerado fora do alvo.

A meta foi estabelecida em 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. O ministro da Fazenda pode sugerir alterações ao Conselho Monetário Nacional (CMN), mas quaisquer mudanças só terão efeito após 36 meses.

A projeção de inflação suavizada para os próximos 12 meses é calculada considerando as estimativas das instituições financeiras para a inflação total nesse período. A cada divulgação nova do IPCA, a projeção para o mês mais antigo é atualizada com o dado divulgado.

Para evitar variações bruscas nas expectativas causadas pela diferença entre o valor projetado e o valor efetivamente realizado, o Banco Central ajusta esse desvio de forma gradual, desde a data da divulgação até a próxima atualização. Esse processo resulta na chamada inflação suavizada.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados