Conecte Conosco

Mundo

Irã afirma controle total e bloqueia espaço-aéreo para voos internacionais

Publicado

em

O Irã decidiu fechar seu espaço-aéreo para todos os voos internacionais na noite desta quarta-feira, 14, exceto para aqueles que tenham origem ou destino em Teerã e que possuam autorização. As autoridades iranianas comunicaram essa determinação às companhias aéreas em meio aos protestos que ocorrem no país.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, declarou durante entrevista ao canal Fox News que o governo mantém o "controle total" da situação.

"Após três dias de atos terroristas, a calma voltou. Estamos com controle absoluto," afirmou Araghchi no programa Special Report da emissora.

O site especializado em monitoramento de voo Flightradar24 indicava apenas dois voos sobre o Irã por volta das 20h30, horário de Brasília, ambos vindos da China. Outros voos com destino a Teerã ainda não haviam entrado no espaço-aéreo iraniano.

Anteriormente, as autoridades de controle aéreo da Alemanha alertaram suas companhias para evitar o espaço-aéreo iraniano devido a riscos relacionados à intensificação dos conflitos e presença de armamentos antiaéreos, de acordo com a Flightradar24.

O grupo de transporte aéreo alemão Lufthansa comunicou que até segunda ordem suas companhias evitarão os espaços aéreos do Irã e do Iraque por causa da atual situação no Oriente Médio. Esse grupo inclui, além da Lufthansa, outras companhias como Austrian, Brussels Airlines, Discover, Eurowings, Swiss e ITA Airways.

Mais de 3 mil mortos nos protestos

Nos últimos quinze dias, o Irã tem vivido uma grande onda de protestos que foram duramente reprimidos pelas autoridades. A organização não governamental Iran Human Rights (IHR), com sede na Noruega, contabilizou 3.428 manifestantes mortos e mais de 10 mil presos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira, 13, que pretendia apoiar os manifestantes e tomar medidas severas caso houvesse execuções de manifestantes, embora não tenha especificado quais medidas. No entanto, na quarta-feira, ele afirmou que "a violência cessou" e que não haverá execuções.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados