Mundo
Irã alerta EUA e Israel sobre resposta forte se atacados

Abbas Araghchi, o ministro das Relações Exteriores do Irã, declarou nesta segunda-feira (28) que o país reagirá com maior firmeza caso sofra novos ataques dos Estados Unidos ou de Israel.
Essa declaração apareceu em resposta às recentes ameaças feitas pelo presidente americano, Donald Trump, que disse na Escócia: “Eliminamos suas capacidades nucleares. Eles podem tentar de novo, mas se o fizerem, destruiremos rapidamente”.
Araghchi escreveu no X que, se houver mais agressões, o Irã reagirá com ainda mais determinação.
Ele também mencionou que o uso da força militar para impedir possíveis desvios no programa nuclear iraniano tem se mostrado ineficaz, sugerindo que negociações podem ser um caminho melhor.
Em junho, Israel iniciou uma série de bombardeios diretos contra o Irã, que resultaram na morte de altos militares e cientistas ligados ao programa nuclear iraniano, além de causar muitas vítimas civis. O Irã retaliou lançando mísseis e drones contra Israel, numa disputa que durou 12 dias.
Israel afirmou que seus ataques visaram instalações nucleares do Irã, que considera uma ameaça à sua existência, e ressaltou que novas ações podem ocorrer se o programa nuclear iraniano for reconstruído.
Os EUA também realizaram ataques em locais como Fordo, Isfahan e Natanz, que são cruciais para o programa nuclear do Irã.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informa que o Irã é o único país sem armas nucleares que realiza enriquecimento de urânio a 60%, embora para a fabricação de uma bomba seja necessário 90% de enriquecimento.
Países como Israel e nações ocidentais acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares, o que o governo iraniano nega firmemente há muitos anos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login